terça-feira, 9 de outubro de 2007

TV digital aponta novos rumos para o telejornalismo

Com a data da primeira transmissão dos sinais da Televisão Digital Brasileira (DTV) se aproximando, especialistas da comunicação alertam: A nova era da televisão mudará o modo de se fazer telejornalismo. Quem explicou as principais mudanças aos estudantes da Universidade de Fortaleza (Unifor), no último dia 03, foi a professora Paola Oliveira, no âmbito do Mundo Unifor.

“Para se fazer uma cobertura televisiva há alguns anos, era necessário que a emissora dispusesse de quatro funcionários, a tendência é que esse número seja reduzido para apenas um”, ressalta a professora. Paola completa fazendo uma previsão nada animadora para quem pretende entrar nesse mercado tão concorrido: “Dentro de alguns anos, o repórter terá que assumir outras funções, como a de motorista, câmera e editor”. O que, na verdade, já vem acontecendo com os correspondentes internacionais. A especialização, segundo ela, é a saída para quem pretende seguir a carreira.

Mas as mudanças não param por aí. Em relação ao conteúdo dos telejornais, uma grande diferença poderá ser percebida logo no início, trata-se da interatividade entre emissora e espectador. O surgimento de novas tecnologias dará tanto aos usuários de aparelhos de televisão digital, quanto aos de aparelhos eletrônicos portáteis, acesso aos programas exibidos através da TV digital, possibilitando uma interação quase que instantânea. O uso de interface possibilitará essa interatividade, que terá a transmissão feita através do padrão japonês (ISBD), adotado pelo Brasil.

Será que estamos preparados para esses novos rumos da comunicação? Os cursos universitários estão nos preparando para que sejamos futuros profissionais da Televisão Digital? Essas perguntas serão respondidas a partir do mês de dezembro, quando São Paulo receberá os primeiros sinais da nova tecnologia, no dia 02.

Mundo Unifor
Com o tema “Os Novos Rumos da Comunicação”, o teatro Celina Queiroz atraiu um grande número de estudantes de jornalismo e de publicidade e propaganda. A rodada de palestras, seguidas por debates, foi aberta pelo professor Giovandro Ferreira, da Faculdade de Comunicação da Bahia (Facom) e contou com a presença de cinco painéis relevantes aos diversos tipos de mídias. Para conferir um pouco mais do que aconteceu na palestra, acesse o Jornal da Pessoa.