
Em outras palavras, o portal é um site evoluído, que permite a interatividade e uso de vários recursos de multimídia. Portanto, diversas empresas optam pelo portal, o que dá uma maior possibilidade de informações a quem o acessa, sem que seja necessário a busca em outros locais.
Existem dois tipos de portais, os horizontais, que procuram atingir um público genérico e o vertical, direcionado a um público específico. Como exemplo de portal horizontal, o G1 se encaixa perfeitamente, por destinar-se a um público interessado em vários assuntos. Já o portal da Confederação Nacional da Indústria (CNI), se enquadra no tipo vertical, voltado àqueles que atuam ou têm interesse no sistema industrial.
Atualmente, as notícias são o grande forte dos portais. Mas esse perfil está mudando aos poucos. Isso acontece graças ao portal corporativo, que vem sendo adotado por grandes empresas. Com o slogan “Defendendo os interesses da indústria brasileira”, o portal da CNI pode ser tomado como exemplo de um corporativista.