Textos, fotos, vídeos, áudios e, o melhor de tudo, reunidos em um só lugar. Pensando em simplificar o acesso às informações dos sites, surgiram os portais, que podem ser caracterizados por distribuidores e acumuladores de conteúdos. Além disso, outra característica que diferencia um portal de um site é o seu campo de busca - que permite uma busca interna ou avançada sobre diversos conteúdos - e seu caráter utilitário.
Em outras palavras, o portal é um site evoluído, que permite a interatividade e uso de vários recursos de multimídia. Portanto, diversas empresas optam pelo portal, o que dá uma maior possibilidade de informações a quem o acessa, sem que seja necessário a busca em outros locais.
Existem dois tipos de portais, os horizontais, que procuram atingir um público genérico e o vertical, direcionado a um público específico. Como exemplo de portal horizontal, o G1 se encaixa perfeitamente, por destinar-se a um público interessado em vários assuntos. Já o portal da Confederação Nacional da Indústria (CNI), se enquadra no tipo vertical, voltado àqueles que atuam ou têm interesse no sistema industrial.
Atualmente, as notícias são o grande forte dos portais. Mas esse perfil está mudando aos poucos. Isso acontece graças ao portal corporativo, que vem sendo adotado por grandes empresas. Com o slogan “Defendendo os interesses da indústria brasileira”, o portal da CNI pode ser tomado como exemplo de um corporativista.
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