segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Blogosfera: Você ainda vai entrar nessa

Quem costuma navegar pelas milhares de possibilidades que o mundo virtual oferece, já se deparou com algum blog, como este que lhe alimenta a leitura. Sejam textos pessoais, informações sobre o mundo das celebridades, esportes, política, entretenimento, uma infinidade de temas. Além de fotos e vídeos que complementam o que o blogueiro quer dizer ao seu leitor, ou, em alguns casos, não quer dizer nada para ninguém, a não ser para ele mesmo, mantendo seu espaço na web.

Além dos milhares de sites com informações quase que instantâneas, muitos dos quais as palavras credibilidade e confiança não podem ser diretamente associadas, os blogs vêm se multiplicando desde sua criação, na década de 90. No Brasil, os pioneiros foram Viviane Menezes e Marcos Zamorim, que criaram seus blogs em 1998 e 2000, respectivamente. Atualmente os dois blogs estão desativados.

O importante é saber exatamente com que tipo informações você está lidando. Devido ao acesso a ferramentas que possibilitam postagens sem muitos mistérios, alguns blogueiros ousam e fazem do seu blog um instrumento de trabalho, como é o caso do jornalista Ricardo Noblat, com o seu blog voltado a temas políticos. Por ter conteúdo pautado nas principais mídias nacionais, Noblat passa a credibilidade que seu blog precisa para manter-se sempre com altos índices de visitas diárias.

Quem não tem a ambição de tornar seu blog um meio de sobrevivência, pode se tornar um blogueiro esporádico, fazendo postagens quando algum tema lhe chamar atenção. Para inserir os alunos de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor) na blogosfera, três colegas criaram um blog para falar de blog. Lá você poderá encontrar tudo o que precisa para entrar nesse mundo. Não duvide, você ainda vai entrar nessa.

Nenhum comentário: