terça-feira, 16 de outubro de 2007

Entenda o universo da web 2.0


Muitos nem ouviram falar dela, mas acabam usando seus serviços diariamente. É difícil entender sobre um assunto que ainda está tomando forma, ao mesmo tempo em que seu sucessor já começa a entrar em discussão (web 3.0). A web 2.0, termo criado por Tim O'Reilly em 2003, pode ser definida como a nova geração da internet, que evoluiu para oferecer serviços cada vez mais eficientes aos usuários dos sites.

Geralmente comunitários, seus sites oferecem a oportunidade de uma via de comunicação de mão dupla, onde o usuário tem voz perante a edição. Esta característica, aliás, é o que mais chama atenção nesta nova forma de se fazer comunicação. Em muitos casos, o conteúdo do site é publicado e editado pelo próprio usuário.

Segundo O'Reilly, em um artigo de defesa ao termo que criou, "web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma". A regra que ele considera mais importante é desenvolvimento de aplicativos que aproveitem os efeitos de rede, "para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva", ressalta. Em outras palavras, O'Reilly nada mais fez do que dar um nome à evolução das ferramentas que já existiam na web desde sua criação.

As polêmicas em torno do tema são as mais variadas. Uma delas seria sobre a necessidade ou não do uso dessa nomenclatura para definir uma evolução natural que acontece nos meios de comunicação. A outra parte do especialista inglês em internet, Andrew Keen, que diz ser a web 2.0 uma ameaça à cultura, pelo seu caráter de distribuidor gratuito de conteúdos que deveriam ser pagos, e, principalmente, pela liberdade que se dá a um leigo de produzir materiais que só poderiam ser feitos por profissionais.

Polêmicas à parte, é de senso comum que a web vem evoluindo gradativamente e, com ela, novas oportunidades para várias profissões vão surgindo. O jornalista, por exemplo, viu na web 2.0 um meio rápido, barato e de fácil acessibilidade, que proporciona maior interação com o público que pretende atingir. Surgiu então, o jornalismo colaborativo.

A segunda geração
São vários os sites e ferramentas que já podem ser considerados componentes da web 2.0, além daqueles que estão se adaptando. Alguns exemplos podem ser conferidos no blog Oficina de Jornalismo.

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